Quais os sintomas da disfunção erétil?

Homem de boxersNem todos os homens apresentam os mesmos sintomas da disfunção erétil, porém é importante saber que esta condição se manifesta pela incapacidade de conseguir e/ou manter uma ereção com firmeza suficiente que permita manter relações sexuais satisfatórias.

Apesar de esta incapacidade ser comum nos homens com disfunção erétil, a forma como esta condição se desenvolve pode variar.

Disfunção erétil transitória

Neste caso, é pouco provável que a disfunção erétil seja motivada por problemas graves de saúde. É possível que muitos homens sofram de problemas de ereção a determinado momento das suas vidas, porém os mesmos não significam que a sua função erétil se encontra comprometida, voltando ao normal após algum tempo. É possível que nesta situação, os problemas sejam causados for factores igualmente transitórios, como o consumo de álcool ou a toma de alguns medicamentos. Porém, à medida que os factores responsáveis são eliminados, a função erétil volta ao normal sem que seja necessário administrar tratamento.

Disfunção erétil gradual e persistente

É normalmente o resultado de um problema físico, como por exemplo a diabetes ou a tensão arterial e instala-se progressivamente à medida que os factores causais vão danificando a função vascular, muscular e nervosa. Devido à natureza crónica deste tipo de doenças, é pouco provável que a disfunção erétil se venha a resolver sozinha, sem tratamento, mesmo que seja administrado tratamento para as condições de saúde subjacentes.

Disfunção erétil abrupta

Este tipo de disfunção erétil ocorre maioritariamente devido a causas psicológicas que impedem que no momento consiga obter uma ereção com firmeza necessária. Neste caso é possível fazer o despiste entre as causas psicológicas e físicas ao tentar obter uma ereção em momentos de menos pressão e ansiedade. Por exemplo, se consegue obter uma ereção de manhã quando se levanta ou quando se masturba, é pouco provável que uma causa física esteja por trás do seu problema de disfunção erétil.

Outros sintomas da disfunção erétil

Ainda que não sejam um sintoma directo da disfunção erétil, as seguintes condições podem acompanhar a dificuldade em obter e manter a ereção: