Como prevenir a disfunção erétil?

Apesar de a disfunção erétil não poder ser prevenida por completo, uma vez que algumas das causas são difíceis de controlar e não dependem apenas de si, existem algumas medidas, especialmente com respeito ao estilo de vida, que pode tomar para a prevenir ou melhorar o sucesso do tratamento, se for caso disso.

Entre as principais medidas para a prevenção da disfunção erétil, incluem-se:

Deixar de fumar

Homem a deixar de fumarDeixar de fumar não é fácil, pelo que não existe uma solução única para todas as pessoas. Contudo, ex-fumadores relatam que algumas abordagens fazem a diferença, como por exemplo, estabelecer com antecedência a data em que quer parar de fumar e informar aqueles que o rodeiam da sua decisão, para que seja mais fácil mantê-la. Não se sinta mal por não conseguir deixar de fumar à primeira e torne o processo mais fácil ao procurar a ajuda do seu médico ou de grupos de apoio. Existem tratamentos e terapias que podem ajudar a deixar de fumar por reduzirem os sintomas de abstinência da nicotina.

Fazer exercício regular

Homem a correrComece por fazer algumas alterações ao seu dia-a-dia, como por exemplo optar pelas escadas em vez do elevador, deslocar-se mais a pé do que de carro ou transportes públicos e fazer algumas caminhadas sempre que possível. O exercício melhora a circulação sanguínea e permite que mais sangue chegue às diferentes partes do corpo, incluindo ao pénis.

Controlar doenças crónicas

Homem a cozinhar vegetaisVárias doenças crónicas contribuem para a disfunção erétil, pelo que o seu controlo é fundamental para reduzir a incidência desta condição. Para além de consultas frequentes que permitam monitorizar problemas como a diabetes, o colesterol elevado, a hipertensão arterial, entre outras, é fundamental que siga um estilo de vida saudável. Para este contribui não só a actividade física regular, como descrito acima, mas também uma alimentação equilibrada, rica em vegetais, fruta e hidratos de carbono integrais e baixa em sal e açúcares. Beber água durante o dia é também importante, permitindo que substâncias nocivas sejam eliminadas pela urina e transpiração.